Barulho de modem discado

Estou em busca de conexão. Mais tempo pra pensar, palavras escolhidas com mais carinho e atenção, comunicação consistente. Procuro um sentido na experiência da internet e um canal de criatividade e troca onde eu possa ler e escrever com mais calma, absorvendo, curtindo, maturando as ideias.

Acho que a dinâmica de conversação na virtual hoje, principalmente pelo whatsapp é uma enxurrada de palavras, jatos de conversas paralelas, grupos onde muitos falam e poucos de tudo isso dá pra ler de fato. Não que seja uma experiência de todo ruim, claro que não. Como é bom poder falar com uma amiga altas horas da noite, matar saudades em tempo real de quem mora longe, fofocar silenciosamente no trabalho, mandar uma mensagem de amor no meio do dia ou um lembrete pra alguém sem querer importunar com uma ligação. E paquerar também, por quê não? Eu mesma conheci meu namorado no Tinder, a gente passou uma semana escrevendo um monte pelo aplicativo antes de se conhecer.

Mas o que me ocorre é que muitas vezes a internet é demais. Muita informação, solicitação, pedidos de atenção, propaganda, mecanismos feitos pra você nunca querer sair do celular, nunca ficar em silêncio… já reparou como o whatsapp, facebook e afins é pensado pras conversas nunca terminarem? É tique azul, aviso de online, notificação… e aí as conversas vão se perpetuando, cada tempinho que sobra, ou nem sobra, vai pra alimentar as interações (já parou pra pensar no significado desse termo?). O silêncio acaba até se tornando um sintoma de problema se a conversa rarefaz, porque os meios de comunicação virtual não são feitos pra ter pausa. Isso tudo sem falar dos memes, links, videos, status, que vão estimulando essa tal “experiência de uso” meio paranoica.

E aí no meio disso tudo eu percebi que esteva interagindo mais, porém me sentindo mais solitária, mais desnutrida. Sabe quando você encontra seus amigos, conversa, troca idéias, abre o coração, desabafa, ri um bocado e volta revigorada? Então, eu estava sentindo falta disso mesmo achando que estava participando mais da vida das pessoas e foi por isso que resolvi inaugurar esse blog.

Meu desejo com esse projeto é publicar conteúdo com mais intenção de que tenha de fato algo que eu queria compartilhar, enquanto espero também ler com mais presença. No momento venho achando que essa é uma forma de aproveitar o melhor da conexão que a internet possibilita, o melhor da nossa vontade de compartilhar, de interagir, de crescer juntos. Claro que acho que o blog é mais uma via de falar que de ouvir, mas vai que uma coisa escrita aqui, pensada com calma, não vira uma conversa consistente, nutritiva ou ainda que os meus amigos também encontrem suas formas de compartilhar online que não sejam tão rarefeitas quanto a conversa ligeira através dos polegares?

Deixe um comentário